segunda-feira, 24 de novembro de 2008

APRESENTAÇÃO SOBRE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

O que é Tecnologia Assistiva?

Conceito:

Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover Vida Independente e Inclusão. É também definida como "uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências”. Tecnologia Assistiva se compõe de Recursos e Serviços. Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob-medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência.

Recursos:
Podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluídos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente.

Além dos recursos têm-se os serviços que são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos.

Serviços:

São aqueles prestados profissionalmente à pessoa com deficiência visando selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva. Como exemplo, podemos citar avaliações, experimentação e treinamento de novos equipamentos.
Os serviços de Tecnologia assistiva são normalmente transdisciplinares envolvendo profissionais de diversas áreas, tais como: Fisioterapia, Terapia ocupacional, Fonoaudióloga, Educação, Psicologia, Enfermagem, Medicina, Engenharia, etc.

Objetivos da Tecnologia Assistiva

Proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.

17 comentários:

Josiana disse...

As tecnologias assistivas têm tido grande progresso em suas pesquisas e desenvolvimento. Porém, é lamentável que muitas de nossas escolas e universidades não terão acesso a elas por falta de verbas, reursos financeiros e vontade dos que podem fazer algo pela inclusão.

ricardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

A tecnologia já está beneficiando os portadores de deficiência há algum tempo, porém um grupo muito pequeno possui acesso a estas tecnologias assistivas.Por meios finaceiros próprios ou por instituições públicas, mas neste segundo caso ainda é rara as situações onde o portator de deficiência possui acesso. O que é de fato positivo nisso é o avanço significativo que os instrumentos estão apresentando para tais pessoas, resta agora toda essa tecnologia estar disponível mesmo para as pessoas carentes financeiramente.

Unknown disse...

creio que o maior empecilho na difusão deste tipo de tcnologia é a falta de incentivo e de recursos para a aplicação dos produtos e serviços criados. isso acaba tornando eles muito caros, fazendo com que apenas um pequena porção das pessoas que precisam tenham acesso.

Anie F. disse...

As tecnologias assistivas são realmente um excelente auxílio para as pessoas de diversas deficiências, tanto física, quanto mental. Para aqueles que não conseguiam exercer determinadas tarefas deve ser uma enorme satisfação poder cumprir com tais tarefas tão utilizadas por todos, é um incentivo tanto para o estudo quanto para a vida diária. Foi perceptível que existem tanto tecnologias de alto nível, quanto coisas mais simples, como por exemplo, a pulseira de pesos para aqueles com paralisia cerebral. É uma pena que não haja um grande investimento por parte do governo às escolas, dificultando assim, apesar dos progressos, a inclusão nas escolas.

Aniele Freire

ricardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Josué disse...

A tecnologia assistiva tem avançado e muito, mas poucos as utilizam devido ao encarecimento das mesmas. Órgãos, empresas, voltadas ao desenvolvimento de tecnologias assistivas poderiam ser como qualquer mercado que encontramos ali na esquina, onde todo e qualquer deficiente pudesse comprar ou até mesmo obter gratuitamente por algo que lhe desse comodidade, agilidade, locomoção ou comunicação para assim ter uma vida melhor e menos dificultosa.

ricardo disse...

Os equipamentos de tecnologia assistiva são necessário pra proporcionar melhor qualidade de vida ao usuário.Os deficientes fisicos utilizam na tecnologia assistiva a cadeira de rodas ,bengala ou perna mecanica pra proporcionar uma melhor locamoção. Enquanto que os deficientes visuais podem utilizar ocúlos ou braille pra conseguir ler.Os deficientes auditivos podem usar aparelhos auriculares.O Brasil é um paìs em desenvolvimento.Tálves um dia todos os deficientes consigam ter acesso a tecnologia assistiva.É dificil.

... disse...

As tecnologias assistivas servem como apoio aos portadores de necessidades especiais. São recursos que proporcionam que o portador possa realizar certas atividades. Porém não são todos que têm acesso a essa tecnologia. Não são todas as escolas que possuem uma infra estrura com suporte para o portador de deficiência. Se falarmos em inclusão temos que falar em verbas pra que se possa fazer o uso das tecnologias disponíveis no mercado. Acho importante haver um apoio do governo, para que possibilite o uso dessas tecnologias a todos que tem necessidade.

Unknown disse...

As tecnologias assistivas são de fundamental importância, pois promovem uma certa independência às pessoas com deficiência. Há cada vez mais equipamentos novos desse tipo, o que possibilitaria uma inclusão cada vez maior da pessoa com deficiência. O problema é que é difícil o acesso à esses equipamentos pela maioria das pessoas, devido ao alto custo e precariedade das escolas quanto a esse aspecto.

Gilson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gilson disse...

A utilização de equipamentos e serviços específicos são necessários para prover maiores facilidades aos portadores de alguma limitação em efetuar atividades cotidianas. A melhoria da qualidade de vida da população deve ser premissa básica de qualquer estado, a maior disponibilidade de tecnologias asssistivas, portanto, deve ser a orientação dos governos e dos orgãos de pesquisa e tecnologia.

Eduardo B. disse...

As tecnologias assistidas visam auxiliar a atividade diária dos deficientes, com objetivo de reduzir suas incapacidades para realização das atividades diárias, realizando verdadeira inclusão social.
Existem diversos instrumentos e equipamentos desenvolvidos para adaptar os deficientes para terem uma vida normal. Assim, com o uso dessas tecnologias, ampliam a possibilidade dos deficientes na inclusão social.
Um grande avanço é o desenvolvimento dos programas de computadores, bem como, dos seus dispositivos para utilização.
A eliminação das barreiras de locomoção, através de equipamento que auxiliam a mobilidade, possibilitando do acesso ao transporte.
Desenvolvimento de serviços, que vem auxiliar a adaptação dos deficientes, desenvolvendo a qualidade de vida, a mobilidade e desenvolvendo habilidade de aprendizado.

Anônimo disse...

Sabe-se que imensos são os desafios para a inserção social dos deficientes ocorra de fato. Deste modo, torna-se indispensável a presença de subsídios que que venham auxiliar estas pessoas, possibilitando-as criar novas alternativas para que atividades cotidianas sejam executadas.
Além disso,as tecnologias assistivas abrem um leque de oportunidades, principalmente para aquelas cujos padrões de aprendizagem não seguem os quadros típicos de desenvolvimento, pois todos nós já sabemos que pessoas limitadas por deficiências não são menos desenvolvidas, mas sim desenvolvem-se de forma diferenciada.
Portanto, desse modo,todo e qualquer recurso que tende auxiliá-los é bem vindo, pois trará o desenvolvimento, a interação e a inclusão social de pessoas com necessidades especiais

Má Loewenthal disse...

Entendendo-se tecnologia assistiva como qualquer tipo de "ferramente" que possa auxiliar um deficiente a promover determinada atividade, podemos dizer que de certa forma é bem difundido o uso dessas tecnologias. O que ocorre é que o que existe de mais recente e que consequentemente é mais eficaz, custa caro. E ai sim é que entra a dificuldade de acesso.

Renata Quinhones Pereira disse...

As tecnologias assistivas auxiliam os deficientes a ampliar suas habilidades funcionais como: comunicação, aprendizado, mobilidade, trabalho... proporcionando maior qualidade de vida da pessoa com deficiência ao desenvolver sua autonomia e de certa forma promover a integração com a família, amigos e sociedade.

Anônimo disse...

Axo que tecnologias assistivas dao um minimo de auxilio a pessoas que precisam de ajuda para realizacao de tarefas basicas,como comer ,andar.
Mas a questao é que nem todas as pessoas tem acesso a estas e ai entra um problema social.Entao torna-wse algo mto dificel ,pois no brasil problemas sociais parecem nao ter solucao