segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Apresentação sobre Altas Habilidades/ Superdotação

Um considerável número de crianças bem-dotadas no Brasil, que até a 4*série tiravam as melhores notas, e não tinham a menor dificuldade comas tarefas escolares, ao passar para a 5* série, por falta de hábitosde trabalho e pela atitude geral de considerar que "tudo na escolaé fácil", perdem-se na organização curricular, que passa a ser pordisciplinas, demonstram-se incapazes de se organizar para o trabalhoindependente e não raro apresentam desnecessariamente baixo rendimentoescolar acompanhado de perda de interesse pelos estudos, o que acabalevando a repetir, desnecessariamente, a 5* série.

Por que os alunos de altas habilidades acabam repetindo o ano, mesmosendo muito inteligentes?

20 comentários:

Unknown disse...

Porque de uma certa forma eles são especiais, ou seja, por terem habilidades mais específicas numa certa area acabam não se interessando por outras. O papel do professor seria ajudar o aluno a desenvolver habilidades também naquelas disciplinas nas quais ele tem certas dificuldades de compreender. pois, antes quando as materias da escola eram juntas o aluno não tinha nenhuma dificuldade, e no momento em que ele vai para a quinta série o professor tem buuscar acessorá-lo.

Anônimo disse...

Certamente isso ocorre devido ao fato de estes alunos possuírem certa deficiência e não receberem o tratamento e a atenção adequada. Conforme foi apresentado, esses alunos necessariamente devem ser acompanhados por pessoas capacitadas, pois precisam receber um cuidado diferenciado, caso contrário, suas habilidades serão desperdiçadas, e deste modo, se perderá (talvez) um Gênio...

Renata Quinhones Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata Quinhones Pereira disse...

Uma das consequências seria a falta de um atendimento especializado para estimular e desenvolver as potencialidades desse aluno com altas habilidades.
Como apresentado, alguns alunos se mostram interessados somente nas disciplinas em que apresentam maior talento, perdendo concentração em outros assuntos e até mesmo apresentar alterações de comportamento como frustração.
Por esses motivos acredito que exista alunos com baixo rendimento e entediados com a rotina escolar.
Possuir altas habilidades, não significa ser bem sucedido em tudo.

Josué disse...

Criança com alguma habilidade pode sim ter repetência na escola devido ao não acompanhamento correto das aulas, essa criança desenvolve certo conhecimento em uma área especifica, da qual ela gosta mais e se abstém de outras, fazendo com que seus rendimentos escolares sejam fracos levando há repetir o ano. Mas a escola, o professor também são grandes responsáveis por essa situação, pois uma criança com habilidade requer muito mais atenção, para poder se desenvolver e aperfeiçoar tais habilidades.

Unknown disse...

Penso que as pessoas que tem uma habilidade mais desenvolvida aprendem mais rápido que as outras e acabam achando a escola chata e se desinteressando pelos conteúdos.

DION SCHMITT MULLER disse...

Na minha opinião, a falta de profissionais para lidar com alunos superdotados é em grande parte o principal fator.
O que vejo é que por um lado a inclusão de individuos com baixa capacidade, tais como, aqueles que possuem sindrome de down e outros. Passam maior preocupação para estes profissionais. Portanto, aqueles que possuem capacidades além do normal são de "certa forma" esquecidos como individuos que também necessitam de um determinado acompanhamento profissional.

... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
... disse...

O termo superdotado é usado para indicar pessoas que posseum habilidades gerais ou específicas em um campo de atuação largo ou restrito. Acredito que se uma criança que possui tais hablidades reprova em um série na escola , é porque não esta sendo devidamente estimulada a desenvolver tais atividades. Acho importante o papel do professor e da escola. Uma vez que eles podem desenvolver tarefas e atividades que estimulem o aluno e não o prejudique nas avaliações. O professor deve ter um contato pessoal e direto com o aluno, tendo conhecimento das suas habilidades e o auxiliando para um melhor aprendizado.

Unknown disse...

ao que me parece quando há a reorganização do currículo é que ocorre um desprendimento da criança em questão. pois até certo momento ela via uma unidade de todos as coisas aprendidas. no momento em que elas passam a ser ensinadas separadamente esta unidade se decompõe em fragmentos que muitas vezes demoram, ou ainda nao se recompõe novamente em uma unidade, fazendo com que se crie uma falta de interesse, ou, no pior dos casos, uma total incompreensão daquilo que deve ser apreendido.

B Mendonça disse...

Superdotados são pessoas com altas habilidades em uma determinada área de saber humano (como a música, p.ex.). Como está dito na postagem da prof. Ana Paula: "por falta de hábitos de trabalho e pela atitude geral de considerar que 'tudo na escola é fácil', perdem-se na organização curricular, que passa a ser por disciplinas, demonstram-se incapazes de se organizar para o trabalho independente e não raro apresentam (...) baixo rendimento escolar acompanhado de perda de interesse pelos estudos, o que acaba levando a repetir (...) a 5o série".

A pergunta então me parece ser a seguinte: porque esses fenômenos observados se dão? Não saberia responder. Ao invés disso tentarei apontar ao menos um ponto, como alguns colegas fizeram, da forma através da qual o professor poderia ajudar esses alunos. Me parece que o ponto mais importante, já tocado pela Daniela é o fator "desestímulo". Alunos com altas habilidades não consideram as atividades avaliativas e o conteúdo passado em aula "desafiantes", e isso parece implicar em uma perda de motivação, um dos prováveis causador de todos os problemas constatados. De que forma o professor poderia tornar as aulas mais desafiantes para o aluno? Uma saída que me parece interessante seria buscar, individualmente, trazer informações e atividades extra-classe a esse aluno. Acredito que uma maior carga de estudo lhe traria mais responsabilidades, implicando em um aumento do fator "desafio", o que talvez eliminasse sua desmotivação. Poder-se-ia perguntar se esse tipo de decisão não prejudicaria ainda mais o aluno nas aulas. Quanto a isso, é apenas uma hipótese que precisaria ser testada em um caso real em sala-de-aula.

Léo Ignácio disse...

Não me é cognoscível que considere-se super dotado um aluno que tem pendor a uma área específica, pois nesta mesma perspectiva, poderia citar Bethoven, Mozart ou Wagner como super-dotados da música erudita. Einstei chegou certa vez a repetir o ano em matemática, mas consideramos um super-dotado um Einsteisn que se destacou na física ou Leonardo Da Vinci, que foi praticamente um polimata que se destacou, na quimica, física, astronomia, matemática, pinturas etc. Em um saber específico todo mundo se destaca, todos possuem talento em uma determinda área. Mas por hora para minha convicção fico mais seguro que a super-dotação cairia no sentido que me referi acima como um polímata, isto é, um indivíduo que se destaca em várias áreas do saber.

Dark Angel disse...

Porque mesmo tendo altas habilidades, eles também são especiais e necessitam de atenção especial.
Esses alunos têm a aprendizagem muito mais rápida que os demais colegas em muitos conteúdos, e isso faz com que enquanto o professor está explicando para os colegas eles percam o intersse, ou só se interessem em estudar os conteúdos que mais lhes agradam. Eles também precisam de auxílio de um professor de educação especial, porque se não for trabalhado de maneira correta podemos perder um gênio.

Unknown disse...

O problema consite na má orientação desses alunos especiais, pois pussem potenciais superiores, mas me parece que isso pode ser em determinadas áreas e, sendo assim, é preciso prestar atenção nas atividades que despertam um maior envolvimento desse aluno e incentivá-lo a desenvolver suas capacidades.

Gilson disse...

Um "acompanhamento especializado", como já citado por quase todos os colegas, deve ser efetuado pelo próprio professor, digo isso para deixar claro que esse acompanhamento não deva ser feito por terceiras pessoas, e que não desobrigue, portanto, o próprio professor dessa tarefa.

Outro ponto a se levantar, o que é, na verdade, apenas uma observação; no caso específico da superdotação as propostas que surgem não parecem ser, em primeira análise, de inclusão, mas que, ao final, demonstram-se inclusivas. Como no caso da proposta do Bruno, sobre atividades extra-classe.

Mais uma coisa importante para ser colocada na discussão são as formas de identificação da superdotação, visto que os testes de QI, historicamente, se demonstraram não muito eficazes, e a observação do comportamento desses alunos, que me perdoem os behaveuristas, ainda é muito complexa.

A melhor forma de atender as especificidades demonstradas pelo aluno com superdotação é dar-lhe atenção individual.

Gabriel Garmendia disse...

Muitas vezes o ambiente escolar não é propício para alunos com altas habilidades, pois a socialização com os outros estudantes pode ser muito complicada. Além deste fato, podemos citar vários outros que poderiam contribuir para a repetência de um estudante com altas habilidades, como, por exemplo, o tratamento desigual por parte do professor que não está preparando para lecionar aulas para uma criança assim, dificultando ainda mais a vida escolar desse jovem, o apoio por parte dos pais ou responsáveis por, pois este é um fator crucial na educação de qualquer criança, e outros.

Eduardo B. disse...

Os superdotados são pessoas que possuem capacidade elevada em destaque em alguma área específica. Os alunos superdotados têm notável desempenho escolar acima da média dos demais alunos. Desta forma, necessitam de um atendimento especial, para poderem desenvolver suas potencialidades. Assim, os portadores de altas habilidades, possuem características que distinguem dos demais alunos. O importante é saber identificá-los e realizar um trabalho diferenciado para que o estudante possa desenvolver suas habilidades. Da mesma forma, esses alunos, possuem muitas vezes estados emocionais diferenciados, os quais devem ser observados pelo professor.

Anônimo disse...

Penso que pelo fato deles terem mais facilidade que os outros colegas, a escola se torna desinteressante juntamente com as disciplinas dadas. Talvez deveria ter uma observação especializada para as crianças que têm superdotação.

Unknown disse...

Não tenho uma opinião exata sobre essa pergunta, mas penso que pelo fato de serem súper dotados, acontecem muitos problamas principalmente de relacionamento dentro da escola, e também, porque muitas vezes o aluno perde o interesse pela matéria pelo fato de que aquilo não tem grau de dificuldade pra ele, então a aula se torna entediante.

Anônimo disse...

Crianças com altas hablidades tem mais fascilidade em algumas areas mas nao em todas,devem ter um acompanhamento especial para sua adaptaçao e um aproveitamento de suas hablidades